Fique em casa, se puder. Uma recomendação de quem sabe o que está falando...


Olá. Eu sou Vitor Ferreira e trabalho há 25 anos no segmento hospitalar. 

Sou administrador, e durante a minha carreira, tive a oportunidade de liderar equipes e instituições de referência no Brasil, e acumular experiências em diversos assuntos, que acabaram virando cursos de extensão ou pós-graduação, como, por exemplo:

- Definições estratégicas para o segmento hospitalar;
- Gestão de Operações Hospitalares;
- Gerenciamento e Distribuição de Leitos Hospitalares;
- Gestão de Centro Cirúrgico;
- Gestão de Serviçoss Ambulatoriais;
- Gestão do Fluxo do Paciente Hospitalar;
- Gestão de Contas Hospitalares;
- Estratégias tecnológicas e de inovação para hospitais;

Com essa bagagem, me considero qualificado para compartilhar algumas recomendações e opiniões.

Nada é tão poderoso quanto visão global, planejamento e comprometimento. Dedicação, entusiasmo e resiliência ajudam, mas quem não pensa em médio e longo prazo acaba construindo castelos de areia!

Vivemos um momento intenso, e que decisões erradas podem impactar em muitas vidas.

Não existe solução mágica ou sistema milagroso. A integração harmoniosa dos conhecimentos específicos de médicos, enfermeiros (e outros profissionais de assistência direta ao paciente) e administradores é o caminho para criarmos hospitais que sejam inteligentes, sustentáveis, com boas práticas médicas e processos centrados nas verdadeiras necessidades dos pacientes.


Infelizmente, temos vários problemas no Brasil, e os hospitais em geral possuem um déficit de equipamentos e profissionais...
Os principais problemas do segmento saúde são de gestão e de natureza ética. Os recursos nunca serão suficientes se não discutirmos com seriedade os critérios, prioridades e padrões, de um cenário complexo, e contaminado por diversos conflitos de interesses.


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
visita ao Command Center da Johns Hopkins
Tive a oportunidade de conhecer o COMMAND CENTER do Hospital Johns Hopkins, principal referência hospitalar dos EUA. Foi um evento de grande inspiração, onde pude conhecer como integrar e aprimorar a gestão de operações hospitalares, com transparência, informações atualizadas em tempo real, e times multiprofissionais de tomada de decisão, que usam a tecnologia com inteligência e sincronia para avaliar cenários diariamente, elevando a capacidade operacional do hospital. Gestão é tudo! Não falta dinheiro.

Excepcionalmente, hoje vivemos um momento triste, de absoluto viés nas instituições hospitalares, e na sociedade, como um todo, onde todo esse conhecimento está sendo colocado à prova.

Neste momento excepcional, em que somos afetados por uma doença ainda pouco conhecida, mas com uma alta velocidade de contaminação, através do nosso ato mais fundamental, que é respirar, infelizmente, mediante a ausência de outras opções, a única orientação eficaz é o isolamento social.

Até encontrarmos uma vacina ou um tratamento efetivo, qualquer exposição desnecessária ao vírus pode resultar em uma contaminação das pessoas próximas, com possibilidade de muito sofrimento, sequelas, e até morte. É um alto preço.

E quando falo isso, não estou desconsiderando ou menosprezando as pessoas cujo sustento depende da circulação nas ruas. Eu já passei pelo desespero da ausência de recursos, e sei como é. Em uma fase da minha vida, perdi carro, fui despejado, e tive que morar de favor, com esposa e 3 filhos. Foi uma angústia e um sofrimento terrível, então, por favor, não precisa me convencer disso, eu sei como é.

Mas, como pai de família que sou, se tiver que escolher entre isso ou entre proteger a minha família de um mal que não possui cura, eu certamente iria esgotar todas as possibilidades até voltar a circular. Talvez o fato de atuar dentro de hospitais e conhecer a realidade que a doença impõe, de já ter estado internado em uma UTI, sejam um viés na minha opinião.

Mas a intenção é apenas poupar as pessoas de um grande sofrimento.


Deixo recomendada, uma boa leitura:


https://hbrbr.uol.com.br/abordagem-sistemica-para-criar-valor-ao-paciente/

Abraços.

Comentários